terça-feira, 21 de abril de 2015

Robôs e robótica

Os termos robô e robótica surgiram recentemente, mas as idéias relacionadas a eles antecedem a história registrada. A palavra robô foi usada pela primeira vez por um dramaturgo tchecoslovaco chamado Karel Capek que, em 1921, elaborou a peça “Rossum’s Universal robôts”. Os robôs de Capek foram projetados para serem trabalhadores perfeitos e incansáveis, realizando trabalhos manuais para seres humanos.

Isaac Asimov nas suas histórias de ficção científica sobre robôs, nos anos 40, cunhou o termo robótica como sendo "a ciência ou o estudo de robôs". O Dicionário Aurélio define robótica como sendo o “conjunto dos estudos e das técnicas tendentes a conceber sistemas capazes de substituírem o homem em suas funções motoras, sensoriais e intelectuais”.

Mesmo que a palavra seja relativamente nova, o trabalho na pesquisa em robótica tem existido a centenas de anos.

Muitos pensam como sendo a robótica uma área única de tecnologia, mas na verdade a robótica compreende diversas áreas, como a mecânica, a elétrica e os sistemas eletrônicos, além do hardware e software de computadores.

Robôs industriais

Como os robôs do Karel Capek, os robôs industriais são projetados para serem um trabalhador perfeito e incansável. Ele é criado para ajudar trabalhadores humanos, não para substituí-los.

Basicamente temos os seguintes trabalhos onde nós humanos preferimos que sejam delegados a robôs: os trabalhos maçantes, os sujos e os perigosos. Robôs, se corretamente projetados, não terão problemas com tais tarefas.

Os locais mais comuns de se encontrar robôs industriais são em linhas de montagem de fábricas diversas, onde esses robôs auxiliam na soldagem de partes metálicas, na pintura, no posicionamento de peças e em diversas outras tarefas, tendo um desempenho bem melhor que trabalhadores humanos, além de evitar que humanos trabalhem com elementos tóxicos ou danosos de alguma outra forma.



Robôs militares

Engenheiros militares consideram como sendo um robô qualquer máquina que pode ser operada sem uma pessoa estando presente. Essa definição engloba a maior parte dos dispositivos que utilizam um controle-remoto, já que quase qualquer um desses tipos de dispositivos podem ser operados por um computador no lugar de um operador humano. Tanques e aviões de controle-remoto e dispositivos de detonação de bombas sobre as linhas inimigas são alguns exemplos de robôs militares.

Os programas espaciais desenvolveram alguns dos mais sofisticados robôs para fins especiais já feitos. O veículo lunar não tripulado e as sondas Viking e Voyager realizaram fantásticas proezas de exploração, sem contar sondas e robôs mais recentes, como a Pathfinder, o Curiosity e o Opportunity.

Robôs promocionais (ou de entretenimento)

Geralmente tendo uma aparência mais humana (bem diferente das dos robôs industriais), esses robôs talvez sejam melhor descritos como “dispositivos remotamente controlados”.

São vistos em eventos e convenções, onde se movem pelos corredores, misturam-se com os visitantes, e parecem conversar com eles.

Robôs educacionais

Kit Lego Mindstorms
Robôs educacionais são dispositivos que podem ser usados para ensinar os princípios da robótica.  Eles podem ser manipuladores, computadores, kits de sensores ou qualquer parte relacionada a robótica.

Algumas empresas se especializaram nessa área de robótica, criando kits educacionais e robôs facilmente programáveis.

Robôs médicos

Robôs médicos incluem todos dispositivos mecatrônicos/robóticos que dão assistência médica ou mesmo substituem médicos em determinadas tarefas, ou mesmo substituem partes do corpo em pessoas com tal necessidade.

Vários dos tipos de robôs já mencionados podem também ser classificados como robôs médicos. Robôs promocionais são usados em trabalhos de terapia com crianças abusadas. Robôs industriais são usados como assistentes de laboratório para manipular fluidos perigosos. Braços, mãos, pernas e pés biônicos estão alcançando um estágio de serem realmente úteis para quem perdeu algum desses membros.

Robôs domésticos

Roomba 790, da iRobot
Robôs domésticos (ou robôs pessoais) ainda tem um bom caminho pela frente para serem completamente úteis. A primeira geração de robôs pessoais serviu apenas como animais de estimação mecânicos. Gerações seguintes são/serão capazes de entreter, ser babás, aspirar o pó, pegar as correspondências, aparar a grama e levar o lixo para fora.

Também podem ser usados para a proteção da casa, para o cuidado da saúde de idosos ou enfermos, detenção de incêndios e muitas outras funções a serem imaginadas.

Robôs de “lazer” (hobby)

São robôs construídos por qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento em eletrônica e mecânica, usando kits desenvolvidos por terceiros ou não, tendo como objetivo os mais diversos.

São importantes para apontar para onde o desenvolvimento da robótica pode caminhar no futuro.



Referências

1. Robotics: introduction, programming, and projects / James L. Fuller - 2nd ed.
2. http://en.wikipedia.org/wiki/R.U.R. (visto em abril de 2015)



Nenhum comentário:

Postar um comentário